sexta-feira, 15 de abril de 2016

Árvores Precárias no Ipiranga - São Paulo

Por Fabio Clempe
Mais uma vez venho retratar o descaso público em nosso bairro, as árvores na região do Ipiranga estão pedindo ajuda.
Por mais que tenhamos Boa intenção de cuida-las, elas precisam de mais cuidados específicos, basta uma chuva mais forte, uma tempestade, para sermos relatados de árvores caídas na região.
Infelizmente estão em um estado precário assim como milhares espalhadas pela cidade, a manutenção não é feita adequadamente e as mesmas acabam adoecendo por conta de pragas e cupins.
Na Rua do Manifesto muitas árvores apresentam esse  problema, escolhi essa árvore da reportagem que fica na altura do número dois mil e trezentos, ela não está com cupim, mas porém apresenta uma série de outros problemas, tais como o crescimento demasiado de suas raízes, que invadiram a calçada a quebrando e assim provocando uma série de desníveis (acidentadas), podendo causar assim uma série de acidentes com idosos, crianças e transeuntes  comuns.
Voltando a lembrar que o bairro do Ipiranga e constituído de maior parte de idosos, pois e um bairro antigo e sua população costuma viver praticamente a vida toda no bairro, a quantidade de idosos que se machucam com quedas e bem grande e Boa parte por calçadas quebradas, sem conservação e o assunto em questão, raízes e árvores que invadem  o espaço das calçadas.
Outro problema se refere as copas das árvores, pois com seu crescimento desenfreado, acabam invadindo  de forma monstruosa a faixada das casas, como relatado ai na fotografia.
Nesse caso em específico, a copa da árvore invadiu de tal maneira, que a rede de proteção (tela de segurança ), está sendo danificada e seus galhos e folhas, (muita quantidade), acabam provocando muita sujeira, entupimento da drenagem, e assim também propagando uma série de infestação de insetos.
A infestação de insetos e um problema silencioso que não está sendo levada à séria pelos órgãos responsáveis, não se trata somente de Aedes Egypd, temos a propagação de vários outros tipos de infestação, onde a torna uma cadeia de várias outras, por exemplo, as folhas acumulam um habitat perfeito  para batatas, é úmido e cheio de alimento em potencial para a espécie, onde existe uma demanda muito grande de batatas, existem também seus predadores naturais, mais agressivos e perigosos.
Escorpiões, aranhas-marrom e até lacráias, já não são incomuns de se encontrar próximos a essas árvores, um pesadelo para crianças e bichos de estimação, ( pets ), animais que são extremamente peçonhentos e em muitos casos com veneno suficiente para matar uma pessoa, um problema levado ao outro, pragas urbanas causadas pelo descaso e mau administração dos órgãos públicos com a cidade.
O acúmulo de lixo; entulhos potencializam tudo isso que foi dito, fora isso as copas invadem o espaço físico das fiações provocando o rompimento de cabos, e em grande maioria dos casos provocando incêndio por serem cabos da rede elétrica, um jogo de empurra empurra começa ai, o órgão público que cuida da manutenção das árvores diz que a culpa e da fornecedora de energia, e vice-versa com a operadora de energia, trazendo assim ao invés de uma solução, um imenso problema e transtorno pro cidadão.
Finalizando todos esses problemas, fica aqui minha desenha, a verdade é que ter uma cidade bonita cheia de árvores enormes e imponente como os prédios dessa imensa selva de pedra, requer alicerces firmes, pois nenhum prédio se sustenta sem suas colunas, as árvores precisam de seus alicerces, pois se pudessem se locomover, com certeza estariam bem longe dos humanos.
Fotografia e Vídeo - Stúdio 54 Produções
Reportagem e resenha - Fabio Clempe

Nenhum comentário:

Postar um comentário